• Ronaldo Filho

Tráfego pago x tráfego orgânico

O objetivo e desejo de todo empresário é conquistar novos clientes e consequentemente aumentar a sua receita. Porém, para que isso aconteça, o primeiro passo é tornar a sua empresa conhecida. Para ganhar essa visibilidade, com a internet adentrando cada vez mais no dia a dia das pessoas principalmente no período da Pandemia, as empresas também precisam marcar presença on-line e serem vistas por elas já que o aumento no número de demandas de consumo via Internet praticamente triplicou para todos os segmentos.



O Tráfego no marketing digital se tornou hoje uma das principais ferramentas para alcançar novos consumidores para sua empresa e ele nada mais é do que o “fluxo de visitantes na sua página na internet”, uma métrica muito importante para que o seu negócio comece a se direcionar no caminho do sucesso, afinal, não adianta ter um site ou Redes Sociais bem elaboradas se ninguém ou um número baixo de pessoas acessa. É fundamental que haja visitas para conseguir a atenção do usuário e consequentemente, engajamento, geração de leads e conversões em vendas.


Para fazer essa estratégia de marketing, é necessário utilizar uma fonte responsável por colocar a campanha no ar. Depois disso, ela pode aparecer em diferentes locais, dependendo da escolha da plataforma. As principais fontes de tráfego pago hoje são o Facebook e Instagram Ads, Google Adwords e Youtube Ads. O valor de investimento nessas plataformas é livre, a empresa escolhe o quanto quer investir e quantos dias deseja deixar a campanha no ar, quanto maior o investimento, maior o alcance e consequentemente maiores são os resultados. Por exemplo, quando você faz uma pesquisa no Google, os primeiros resultados que aparecem são links patrocinados, certo? Eles representam o tráfego pago que tem como fonte o Google Adwords.


Já pensou se a sobrevivência imediata do seu negócio no mundo digital dependesse de quem acessa o seu site espontaneamente? Se a sua empresa ainda não for referência na área em que atua, certamente isso geraria prejuízos. Afinal, com tantos concorrentes, nem sempre as pessoas ficam sabendo da existência da sua organização assim tão rápido, então é nesse momento que entra a ação do tráfego pago. Por meio dele, é possível aumentar exponencialmente o número de visitas e, até mesmo, angariar novos clientes.


Desse modo, como estratégia a curto prazo, ele se torna fundamental por gerar efeito imediato. Ainda que o tráfego orgânico seja importante, o resultado dele só surge a médio ou longo prazo. Confira abaixo algumas vantagens do tráfego pago:


  • divulgação de ações específicas: seja para disseminar promoções, novos produtos ou um material exclusivo, o anúncio publicitário é bastante eficiente;

  • visibilidade de forma mais rápida: ainda que o tráfego orgânico realmente funcione e consiga colocar a sua empresa no topo das buscas, isso pode demorar meses para acontecer, ao contrário dos links patrocinados;

  • ampliação das taxas de conversão: clientes que estão na última fase do funil de vendas estão mais dispostos à compra, o que facilita a conversão;

  • melhoria da reputação no Google: por meio do tráfego pago, o Google pode entender que a sua página é confiável, melhorando a sua reputação ao colocá-la numa posição mais alta no ranqueamento.

Portanto, o tráfego pago deve ser utilizado pelas empresas que prezam pela presença on-line e desejam ser reconhecidas no mercado.

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