top of page
  • Foto do escritorMidias Digitais

Slow Content: como otimizar o processo de produção de conteúdo

Atualizado: 8 de out. de 2021

Como está sua produção de conteúdo? Será que você realmente produz postagens relevantes e de qualidade?



O Slow Content surgiu através da ideia do Slow Living, uma corrente de pensamento que prioriza uma vida mais leve. Sendo assim, o objetivo por trás desse conceito é justamente estimular uma produção de conteúdo mais fluida e criativa, com foco principal na qualidade e profundidade das criações, no lugar de produzir conteúdos superficiais que refletem apenas uma preocupação com o tempo e com a produtividade.


O avanço tecnológico e a ascensão digital trouxeram muitas automatizações à vida humana e, com isso, a necessidade de urgência e ansiedade crescentes. Essa aceleração afeta praticamente todos os setores da sociedade, e também a produção de conteúdo, uma vez que os clientes exigem cada vez mais rapidez e quantidade. Além disso, a competitividade na internet também afeta essa questão, já que empresas passaram a adotar estratégias de marketing mais agressivas. Acontece que essa disputa pode afetar diretamente a qualidade do que é produzido.


Avaliando essas informações, será que você está produzindo Slow Content? E será que essa técnica é realmente eficiente e necessária?


A questão não é passar a produzir conteúdo devagar, mas sim um conteúdo de qualidade, que atenda as expectativas dos usuários de forma criativa e fluida. Sendo assim, o ideal é produzir com equilíbrio. Mas como recomeçar ou avaliar o que está sendo feito?

  • Compreenda o ritmo de consumo do seu público. É possível reduzir o número de conteúdo direcionado a essas pessoas (e-mails, posts etc.)?

  • Estabeleça metas, mas também esteja disponível a entender e respeitar o processo criativo de cada produtor. Slow Contents são elaborados cuidadosamente e oferecem valor;

  • Crie pautas realmente relevantes ao que seu público consume e tenha sempre o auxílio de um revisor para conferir a adequação do conteúdo a ela;

  • Explores visões e opiniões diferentes; saia da sua zona de conforto nas pesquisas para produzir. Busque experiências reais.


Lembre-se de que um conteúdo com valor oferece informações relevantes e faz a diferença na vida de alguém. Você quer um conteúdo igual ao de todo mundo ou um que realmente cause impacto? Pense nisso.


 

Essa matéria foi escrita por Hagata Eduarda para a Agência 2013.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nos siga no Instagram

Curta nossa página no Facebook

bottom of page