• midiasdigitais54

Slow Content: como otimizar o processo de produção de conteúdo

Como está sua produção de conteúdo? Será que você realmente produz postagens relevantes e de qualidade?



O Slow Content surgiu através da ideia do Slow Living, uma corrente de pensamento que prioriza uma vida mais leve. Sendo assim, o objetivo por trás desse conceito é justamente estimular uma produção de conteúdo mais fluida e criativa, com foco principal na qualidade e profundidade das criações, no lugar de produzir conteúdos superficiais que refletem apenas uma preocupação com o tempo e com a produtividade.


O avanço tecnológico e a ascensão digital trouxeram muitas automatizações à vida humana e, com isso, a necessidade de urgência e ansiedade crescentes. Essa aceleração afeta praticamente todos os setores da sociedade, e também a produção de conteúdo, uma vez que os clientes exigem cada vez mais rapidez e quantidade. Além disso, a competitividade na internet também afeta essa questão, já que empresas passaram a adotar estratégias de marketing mais agressivas. Acontece que essa disputa pode afetar diretamente a qualidade do que é produzido.


Avaliando essas informações, será que você está produzindo Slow Content? E será que essa técnica é realmente eficiente e necessária?


A questão não é passar a produzir conteúdo devagar, mas sim um conteúdo de qualidade, que atenda as expectativas dos usuários de forma criativa e fluida. Sendo assim, o ideal é produzir com equilíbrio. Mas como recomeçar ou avaliar o que está sendo feito?

  • Compreenda o ritmo de consumo do seu público. É possível reduzir o número de conteúdo direcionado a essas pessoas (e-mails, posts etc.)?

  • Estabeleça metas, mas também esteja disponível a entender e respeitar o processo criativo de cada produtor. Slow Contents são elaborados cuidadosamente e oferecem valor;

  • Crie pautas realmente relevantes ao que seu público consume e tenha sempre o auxílio de um revisor para conferir a adequação do conteúdo a ela;

  • Explores visões e opiniões diferentes; saia da sua zona de conforto nas pesquisas para produzir. Busque experiências reais.


Lembre-se de que um conteúdo com valor oferece informações relevantes e faz a diferença na vida de alguém. Você quer um conteúdo igual ao de todo mundo ou um que realmente cause impacto? Pense nisso.

Posts recentes

Ver tudo

Nos siga no Instagram

Curta nossa página no Facebook