• midiasdigitais54

Entre o físico e o digital: como encontrar um equilíbrio?

Atualizado: Out 8

Será que a ascensão do e-commerce realmente significa deixar toda a experiência de compra off-line para trás?

No último ano, reforçar a presença no ambiente virtual das empresas foi praticamente um mecanismo de sobrevivência para tentar contornar as barreiras do distanciamento social e preservar a saúde de todos. Essa migração ao ambiente online não se deu somente a partir do ano passado, é claro, trata-se de um processo que já vinha acontecendo naturalmente e de uma forma mais lenta, mas que foi potencializado nas condições em que vivemos atualmente.


Apesar disso, é importante considerar que alguns prós das relações presenciais, principalmente no que tange às compras físicas, devem ser, na medida do possível, preservados no contexto virtual, como a confiança, a fidelidade e a humanização. Assim, é preciso associar a tecnologia e segurança do ambiente online com as vantagens, tato e afetividade do ambiente off-line.


Se para ser lembrado é preciso ser visto, talvez agora seja importante refletirmos sobre como queremos realmente ser vistos. Não se trata de tentar imitar e reproduzir tal como é a comunicação e relação que temos com nossos clientes na modalidade presencial, até porque se trata de um ambiente com condições completamente diferentes. É preciso, pois, fugir de padrões e elaborar uma estratégia assertiva de comunicação humanizada, longe de muitas experiências robotizadas que vivenciamos todos os dias com algumas empresas.


É fato que essa tarefa pode não parecer fácil a princípio (e não é!), mas é preciso saber reorganizar a presença digital com a ausência da interação física, visando preencher as lacunas e deixar o consumidor confortável e seguro, uma vez que o sentimento de confiança é um fator decisivo na relação empresa-consumidor.


Não se sinta perdido nesse processo. Você sabe que pode contar com os especialistas da Agência 2013 para elaborar a melhor comunicação para a sua empresa, é só chamar 😉



Essa matéria foi escrita por Hagata Eduarda para a Agência 2013.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nos siga no Instagram

Curta nossa página no Facebook