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Como o conceito de Buzz Marketing se aplica ao seu negócio

Através de gatilhos mentais, o Buzz Marketing possibilita captar a atenção do público e fazer com que ele fale sobre sua marca.



Buzz, do inglês, significa zumbido, cochicho, murmúrio. E essa é exatamente a base do Buzz Marketing. O objetivo dessa estratégia é elaborar uma campanha que gere assunto, garantindo que as marcas ganhem não apenas visibilidade, mas principalmente popularidade entre o público-alvo. Sendo assim, é esperado que as próprias pessoas comentem e divulguem sua campanha ou produto, fazendo com que sua marca esteja “na boca do povo”.


Para elaborar um Buzz de sucesso e inclusive evitar que a campanha tome um viés negativo em algum momento, é importante haver estratégia e muito planejamento. Nesse sentido, aspectos como criatividade, boa definição da persona e projeção da forma com que o público-alvo será impactado são essenciais para desenvolver a campanha.


Mas calma aí! Cuidado para não confundir Buzz Marketing com Marketing Viral. O objetivo do Buzz é um alcance estratégico, não necessariamente amplo. Atingir um público-alvo bem definido nos dá a garantia de que, se alcançado, teremos as pessoas certas gerando assunto sobre a campanha, por isso o entendimento da persona é essencial nesse método. Lembre-se de que a marca da empresa está em jogo e, ao elaborar uma campanha mal planejada, com algum conteúdo que possa soar ofensivo ou ainda sem um bom entendimento da pessoa, pode-se perder dinheiro e credibilidade.


Outro fator que não pode ser deixado em segundo plano é a criatividade, já que não adianta termos um público bem definido se o que oferecemos não é impactante. Pensando nisso, alguns gatilhos mentais — estímulos que provocam as pessoas e tiram-nas da zona de conforto — são essenciais para chamar a atenção do seu público. Separamos alguns gatilhos interessantes que vão te ajudar a elaborar sua estratégia:


1. O gatilho do tabu

Através de assuntos controversos que estimulam o debate ou a escolha de lados, pode-se ativar o gatilho do tabu. A ideia é retratar um assunto pouco comentado, seja por qualquer razão; algo que as pessoas talvez não costumem falar abertamente. Cuidado na abordagem para não ofender.


2. O gatilho do segredo

Não é novidade que somos todos curiosos e gostamos de acompanhar uma história e segredos sendo revelados. Ao ofertar algo exclusivo, inédito ou que ninguém sabe ou viu, por exemplo, esse gatilho pode ser ativado.


3. O gatilho do hilário

Todo mundo gosta de coisas engraçadas e as pessoas são naturalmente atraídas por esse tipo de conteúdo. Apostar em uma campanha com esse gatilho pode ser um sucesso. Cuidado com piadas ofensivas, use o bom senso.


Curtiu o conteúdo? Agora você já é capaz de elaborar uma campanha de Buzz Marketing bem planejada e colocar sua marca na boca do povo! Lembre-se de que a ajuda de um especialista vai tornar as suas campanhas mais sólidas e com maiores resultados, então pode contar com a gente aqui da Agência 2013!

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