Você sabe quais são as tendências no setor alimentício e o que mudou (e provavelmente vai permanecer com grandes mudanças) com a grande adesão dos consumidores ao e-commerce?
A pandemia obrigou restaurantes e comércios do setor alimentício em geral a se reinventarem em um prazo muito curto. Muitos, infelizmente, não conseguiram se adaptar às mudanças e fecharam as portas. Apesar disso, algumas alternativas surgiram e se transformaram em tendências para transformar esse setor não só durante a pandemia, mas talvez por muito tempo. Pensando nisso, selecionamos algumas tendências para esse setor, segue o fio!
1- As plataformas de e-commerce surgiram com força total para tentar reestabelecer o mercado e se consolidarem como uma nova forma, ou a forma preferida, de consumir comidas e bebidas. Algumas das vantagens são: praticidade, ausência de contato presencial e relação de custo-benefício.
2- Dark kitchens, também conhecidas como “Restaurante-fantasma”, são empresas do ramo alimentício que atendem exclusivamente com entregas e seguem em alta.
3- Ações comunitárias, felizmente, têm se tornado uma ação muito importante não apenas por empresas de alimentação, mas principalmente por elas, já que seguem distribuindo refeições gratuitas para aqueles que necessitam nesse período tão difícil.
4- O Sampling não precisa mais ser obrigatório ou decisivo no rumo das suas vendas. Agora, é preciso que o foco do negócio seja voltado às redes sociais e ao destaque dos produtos.
5- Variedade de bebidas é uma grande aposta de cervejarias, as quais estão disponibilizando mais opções de bebidas além das cervejas e misturando gostos.
6- A personalização de produtos para gerar o sentimento de proximidade e carinho pelos clientes também se tornaram muito populares. Seja com uma cartinha escrita à mão, um mimo como um chocolate ou até um adesivo carinhoso.
7- Minimalismo e cuidado com questões ambientais podem andar de mãos dadas e passar uma imagem positiva da sua empresa. Trocar as embalagens de plástico por embalagens de papel reciclado pode ser uma boa ideia.
Essas são algumas tendências que podem te orientar a encontrar e consolidar um caminho para seu negócio no ramo alimentício. É claro que você sabe que pode contar com um especialista para te ajudar a tomar as melhores decisões e executar as melhores ações para sua empresa. Manda uma mensagem pra gente aqui da Agência 2013 e vamos te ajudar nesse caminho!
Essa matéria foi escrita por Hagata Eduarda para a Agência 2013.
Comments