Alcance orgânico, conforme definido pelo próprio Facebook, é o número de pessoas que são alcançadas por uma publicação orgânica, ou seja, são todas aquelas que veem uma publicação do Facebook no feed de sua conta que não foi promovida. com publicidade.
É assim que o alcance orgânico do Facebook evoluiu com base nas diferentes mudanças nos algoritmos de conteúdo da plataforma.
Antes que o Facebook usasse um algoritmo - o primeiro deles foi lançado em 2012 - para ordenar as publicações que cada usuário vê, para mostrar a elas, supostamente, aquelas que mais os interessariam em primeiro lugar, o alcance orgânico era muito maior. O conteúdo foi mostrado aos usuários em ordem cronológica.
Agora, as publicações não só têm que "lutar" para se posicionar em primeiro lugar contra o conteúdo pago, mas também contra o resto do conteúdo segundo uma miríade de variáveis, como ter um maior número de interações, comentários e "curtidas"... ou ser um tipo de conteúdo com o qual o usuário interagiu muito no passado.
Nesse sentido, os algoritmos criaram uma espécie de “gargalo”, pois ao reduzir a visibilidade do conteúdo não pago, o usuário faz menos cliques e, portanto, obtém um menor alcance orgânico. O que se traduz em menos conversões e menos leads, o que, por sua vez, faz com que as empresas tenham que pagar por anúncios para que seu conteúdo tenha maior visibilidade.
O alcance orgânico do Facebook ao longo do tempo
O alcance orgânico das publicações do Facebook, como dissemos, nem sempre se comportou da mesma forma. Esta tem sido sua evolução histórica:
2017: Neste ano, o Facebook experimentou uma das maiores mudanças: uma nova seção na qual todas as publicações das Páginas Corporativas são exibidas, mas elas não aparecem no feed dos usuários, mas na barra lateral esquerda, sob o nome "Páginas". Foi um teste desenvolvido em seis países que nunca foi aplicado, mas que reduziu o conteúdo das Páginas em até 70% da visibilidade.
2018: Após o escândalo Cambridge Analytica, o Facebook buscou fortalecer a privacidade do usuário por meio de uma atualização que focou o alcance orgânico no conteúdo dos amigos e familiares do usuário, reduzindo a visibilidade para as páginas. Embora não tenha removido completamente o conteúdo das páginas de feed do usuário, exigia bastante visibilidade.
2019: Um dos anos de maior mudança para o Facebook, mudando não só devido à mudança de design, mas também devido à introdução de melhorias de privacidade e segurança, como criptografia em mensagens do Messenger ou a intenção de criar mais espaços privados.
Desde então, o Facebook tem se concentrado em melhorar as comunicações privadas, a confiança do usuário e, nos últimos meses, a luta contra as notícias falsas que rastreiam as páginas em busca de conteúdo prejudicial ou enganoso.
Apesar da queda no alcance orgânico da plataforma, os criadores de conteúdo ainda têm algumas ferramentas na ponta dos dedos. O mais óbvio é criar anúncios no Facebook Ads, o que aumentará o alcance da postagem e, por algumas semanas após sua publicação, aumentará o alcance orgânico de todas as suas postagens.
Mas você também pode ser mais seletivo na hora de publicar seu conteúdo, analisando os horários em que seus fãs estão mais ativos na rede ou informando aos seguidores como eles podem configurar notificações de página para que apareçam sempre em seus feeds. notícia. Aqui, recentemente, demos a você dicas para obter mais alcance com seu conteúdo no Facebook."
-Via: Informe Brasil
Comments