• Ronaldo Filho

5 Tendências de Marketing para 2022


As tendências do marketing para 2022 unem ótimas oportunidades e novidades que podem surpreender

 

2022 é um ano daqueles… Eleições, Copa do Mundo e quando se fala de tecnologia, já é um ano considerado um marco histórico.


Afinal, muitas mudanças estão por vir, mas a boa notícia é que a maioria delas abre muitas portas para o marketing digital e a propaganda. Vale a pena conferir!


1. Uma das principais tendências de marketing em 2022 é que os cookies de terceiros estarão com os dias contados


Essa palavrinha confunde muita gente, mas na internet os cookies são o rastreio que empresas como o Google e o Facebook disponibilizam em seus dados, para que marcas e empresas tragam aquela oferta especial pensada especialmente para você no cantinho da sua tela enquanto você navega.


Bom, este é um jeito de manter a navegação gratuita, da forma como conhecemos hoje. Quer dizer, você não tem que pagar uma assinatura para o Google, simplesmente para poder fazer suas pesquisas e navegar, não é?!


Pois bem, o Google já anunciou que até 2023, esses dados ou melhor, os cookies, não estariam mais disponíveis para as empresas, fazendo com que uma nova estratégia de marketing fosse aplicada para que as empresas consigam chegar até o consumidor final de forma assertiva.


Até onde se sabe, seria realizada uma coleta de dados first-party, ou seja, os profissionais de marketing coletariam esses dados diretamente com os usuários.


2. Serviços de Streaming: O paradoxo da escolha pode ser uma porta para a publicidade em 2022


Que 2021 foi o ano dos streamings não há dúvida. Somente em um ano houve o lançamento de serviços como Paramount +, Reserva Imovision, HBO Max, Stingray, Star + e o mais recente, Discovery +.


Com mais de 10 serviços figurando apenas entre os principais streamings de filmes e séries e mais tantas outras plataformas segmentadas, a tendência é vermos mais do que já vem acontecendo, a união de serviços com assinaturas em um único combo de marcas distintas.


Este é o caso do Globoplay com o Disney+ ou dos famosos Channels com a assinatura do serviço dentro de um único outro aplicativo, a exemplo do Paramount+ e o Stazplay que podem ser adquiridos dentro do Amazon Prime Video ou da Apple TV+.


O que essa forte tendência tem para crescer ainda mais em 2022, é que ela cobre o principal efeito colateral dessa nova era: o usuário se paralisa ao escolher tantas opções de assinatura e dessa maneira, se atrai com combos mais completos e com um custo benefício infinitamente superior.


Por outro lado, a possibilidade dos serviços de streaming englobarem anúncios em suas plataformas mesmo já sendo pagas, é uma realidade que só é adiada no Brasil!


Quando os preços das plataformas de streaming (que já substituem a TV por assinatura para as gerações Y e Z) saturarem os bolsos dos brasileiros, a opção mais certeira para redução de custo será mesmo a exibição de anúncios no meio dos títulos do catálogo.


Contudo, essa é mais uma fatia a ser abocanhada pelos marketeiros, podendo vir à tona já em 2022.


3. A era dos conteúdos superficiais morreu, a tendência para 2022 é um marketing de qualidade


De 2016 pra cá, a internet se tornou terra de ninguém. O Google tinha uma nova maneira de ranquear os conteúdos nos resultados de busca, o SEO (Searching Engine Optimization), e daí o Marketing de Conteúdo veio com tudo!


O problema é que através dessa antiga tendência de marketing, uma enorme quantidade de e-books, artigos e suas cópias parafraseadas com o uso de palavras-chave apenas como estratégia de ranqueamento, se instaurou de vez.


Entretanto, aqui a correnteza vai mudar seu curso… Para 2022, a superficialidade nos conteúdos já era:


De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute (CMI), 74% das empresas B2B entrevistadas atribuíram o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo ao valor que o conteúdo oferece aos consumidores. Fonte: Rock Content


Acontece, que o que já observamos nos melhores ranqueados do Google são informações corretas e atualizadas, assim como o embasamento das informações acima de tudo. Esse é o novo preto!


E não há como negar que o novo layout do buscador usado quase que unanimemente pelo mundo, será um marco para quem já estiver alinhado com essa tendência de marketing para 2022.

4. Em 2022 o marketing de conteúdo terá melhor custo-benefício para quem investe e para quem produz


Com a economia em pernas bambas após a pandemia, é de se esperar que cortes e gastos sejam feitos, e qual é sempre o primeiro investimento afetado? Marketing e publicidade.


Por isso, o marketing de conteúdo e SEO são estratégias com um grande privilégio neste quesito. Até porque, para conquistar o tráfego orgânico dos resultados de busca do Google, não é preciso investimento direto em mídia e a médio e longo prazo, o retorno é tão consistente quanto.


Aliás, pouca gente sabe disso, a produção de conteúdo e otimização de websites são estratégias que não dependem do investimento direto em impulsionamento, o que acarreta mais tempo para obter retorno, mas que no final das contas, tem um alto poder de retorno sobre o investimento.


Além disso, a mesma pesquisa mencionada no tópico anterior, também demonstra que as empresas esperam que o orçamento para o marketing de conteúdo aumente esse ano em relação a 2021. Ou seja, duas tendências que se unem visando um custo-benefício maior para o orçamento das empresas, e ao mesmo tempo um ótimo ganho no reposicionamento de suas marcas.


5. E o Metaverso, será um divisor de águas para o marketing em 2022?


E não tem como falar em futuro, 2022 ou marketing, sem mencionar o famigerado Metaverso.


É meus caros, talvez o acontecimento mais esperado seja sim um divisor de águas na era digital como a conhecemos hoje.


Marcas como Gucci já promovem uma experiência de realidade virtual mesclada à interação social, na plataforma de games Roblox, com o chamado Gucci Garden Experience.


E para quem ainda não ouviu falar, o Metaverso é justamente isso, uma realidade virtual aliada a interação social através das redes sociais.


Tudo estará conectado, todos estaremos e já se espera que com isso, o pioneirismo e o olhar aguçado para as novidades que vem por aí, é uma dádiva que só aqueles prontos para embarcar nas oportunidades do marketing, têm!


E você? O que acha dessas novas tendências?

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