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5 erros comuns ao analisar métricas de vendas

Atualizado: 8 de out. de 2021

Ficar de olho nas métricas de vendas é essencial, mas alguns erros comuns podem afetar os seus resultados.



Para garantir bons resultados, é essencial acompanhar as métricas de vendas, uma vez que, a partir da análise delas, é possível aprimorar soluções em geral para os seus clientes. Em conclusão: em contradição com o que muitas pessoas pensam, apenas definir as métricas não é suficiente.


A partir de erros constantes que observamos, preparamos um guia do que não deve ser feito ao analisar métricas de vendas, com o objetivo de ajudar você a elaborar a melhor estratégia seguindo o caminho certo! Confira:


1 – Ignorar o Funil de Vendas

É muito importante acompanhar cada etapa do cliente até a conversão para garantir que as métricas estão sendo bem aplicadas e que a estratégia está adequada. Ignorar o Funil de Vendas é um erro grave.


2 – Desvalorizar as métricas

Da mesma forma que não acompanhar as métricas é prejudicial, a constante mudança delas também é um erro grave. Se preciso, tudo bem levar um tempo maior para definir os indicadores, apenas tente defini-los da forma mais adequada possível e fazer alterações somente quando achar necessário.


3 – Utilizar as métricas erradas

As métricas que estão sendo usadas realmente fazem sentido para a sua estratégia? Defina objetivos e pense se você realmente está utilizando as métricas corretas.


4 – Fluxos complicados

Os seus processos de vendas são complicados ou descomplicados? O desenvolvimento de um fluxo simples facilitará todo o processo e refletirá nos resultados.


5 – Não utilizar uma boa ferramenta

Utilize um sistema que te ajude a monitorar as métricas e otimizar os seus resultados!


Gostou do conteúdo? Coloque essas dicas em prática e veja seus resultados crescerem! Se precisar de ajuda, sabe que pode contar com a gente aqui da Agência 2013! :D


 

Essa matéria foi escrita por Hagata Eduarda para a Agência 2013.

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